Responda rápido: qual é o grande pulo do gato de todo bom cozinheiro? Saber trabalhar a acidez da comida que faz. Combinada com os outros sabores, é ela que nos faz salivar, aguça o conjunto todo e nos leva, com-o-ma-i-or-prazer para a garfada seguinte. Para facilitar a nossa vida, a Casa Madeira colocou esse toque acidez combinada com alguma doçura dentro de garrafinhas.
O Creme Balsâmico que testamos por aqui é um coringa e tanto para levantar o sabor de carnes, como o rosbife com purê de maçã, embutidos e queijos. Isto é, alimentos mais gordurosos que nem sempre contam com a acidez que desejamos. Uma gotinhas do caldinho mágico em saladas dá uma bela incrementada nelas também.
A Casa Madeira, no Vale dos Vinhedos (RS), é uma das seis marcas do imenso Grupo Famiglia Valduga e, inicialmente, nasceu para produzir suco de uva integral. Com o tempo diversificou a produção e surgiram inúmeros produtos tratados com sofisticação, feito com ingredientes locais e receitas típicas da região tão influenciada pela cultura dos imigrantes italianos. Como os Valduga, de Rovereto, no norte da Bota, que cultivaram os primeiros parreirais do Vale dos Vinhedos, no final do século 19.
De volta aos cremes de balsâmico, eles são elaborados a partir da redução de vinagre
balsâmico de estilo Módena, feito com a uva Trebbiano, e envelhecidos em barricas de carvalho. Há três sabores: com geleia de morango com pimenta; com mel e laranja e o especialíssimo feito com geleia de Cabernet Sauvignon – o que recomendados fortemente. O cozinheiro que aprende a usá-lo passa a ter uma “arma” e tanto nas mãos.