Outro dia estava vasculhando a minha estante com livros de comida, quando mergulhei no pensamento verde e genial do Jeremy Fox. Daí a ideia dessa espécie de #tbt editorial, abordando o lindo e fundamental On Vegetables, lançado em 2018 pela badalada editora Phaydon, famosa pelas obras sacadas, normalmente com acabamento luxuoso.
Mas, definitivamente, não é isso o que importa aqui. On Vegetables, sem exagero, é tudo o que precisamos para pensar a gastronomia verde de uma forma, digamos, mais evoluída. Isso porque o cozinheiro que fez fama no vegetariano Ubuntu, no Vale do Napa, na Califórnia, faz um tipo de comida que consegue ser elegante e minimalista e caseira e reconfortante ao mesmo tempo.
As construções de sabor são realmente impensáveis, a partir, muitas vezes, de preparos simples. E sempre com uma escrita muito objetiva.
No livro, ele apresenta 75 receitas autorais e 75 preparos que vão para a despensa – prático, não? O que é feito para termos sempre, acaba compondo abrilhantando pratos “simples”. É a história do bom e velho tomate confitado, “o seu amigo de todas as horas”, como diria o Homem Aranha.
On Vegetables, em capa dura, custa cerca de US$ 30, na Amazon, com entrega para o Brasil.