academia do sabor

Pulled pork feito com... cerveja!

Porco assado e desfiado ganha lager maltada para incrementar o sabor

Faz tempo que eu sou um admirador de lagers mais bocudas. Como assim? Se por um lado, elas são leves, por outro trazem o marcante sabor do malte, com notas ligeiramente adocicadas. A american lager Samuel Adams, de Boston, que sempre tomei, é assim. A Patagônia Amber Lager, que descobri há uns dois anos, importada, também.


Feita com lúpulos cultivados no chamado “fim do mundo”, ela esbanja personalidade e as características que tanto admiro. Não à toa, logo incluí a cerveja na surprise box do Sabor Clube, o 1º Clube de Descobertas Gastronômicas do Brasil, no qual sou curador. Agora, fiquei com as orelhas em pé e os olhos arregalados aos saber que o Juan Pablo Ferrante, autor do melhor choripan de São Paulo, no Chimi, e de uma das melhores empanadas da cidade, no Juanito’s, topou o desafio de fazer o pastel argentino, usando a cerveja no recheio. Aí, o cara mandou bem e foi por um caminho certeiro cujo ótimo resultado a gente percebe na primeira mordida: usou a bondiola (a sobrepaleta suína) assada na grelha, depois desfiada, e, então, curada com um banho de Amber Lager.

A gordura do porco com o adocicado maltado da cerveja acabaram fazendo um par perfeito. E é notória a presença dos dois o recheio, realmente suculento. A ideia, no fundo, é uma adaptação do americano pulled pork, cujos sanduíches são cultuadíssimos pelos ianques, com sotaque patagônico.


A empanada, nas versões frita e assada, ficam em cartaz no Juanito’s, a princípio, até o fim de maio. Mas, cá entre nós, tem tudo para se eternizar no cardápio. Na dúvida, a boa notícia é que ela é facílima de fazer em casa – mesmo! Assim como é encontrar o rótulo, hoje esparramado pelas gôndolas do país inteiro.