clássicos

A barriga de porco do David Chang

Foi ela quem colocou o Momofuku, restaurante do chef, entre os mais badalados do mundo


“Dê uma barriga e moverei o mundo”. A frase, definitivamente, poderia ser o lema de um chef inquieto chamado David Chang, descendente de coreanos e celebridade que, passando largo do ambiente da alta gastronomia novaiorquina, abriu em 2004 um noodle bar que foi considerado pela revista Bon Appétit o “melhor restaurante da América”, para citar apenas uma das inúmeras honrarias.

Entre os feitos de Chang no Momofuku, hoje uma rede com mais de 15 casas nos EUA, Canadá e Austrália, está a popularização dos ramens e a apoteose do pork bun, o sanduíche de pão assado no vapor que abraça a cultuada barriga de porco com molho hoisin, pepinos curados e cebolinha.



O próprio chef é o primeiro a dizer que não estaria na posição atual de destaque se não fossem os pork buns, e a barriga que ele recebe fresca de uma fazenda em Nova Jersey, utilizada também nas sopas japonesas.

A boa notícia está na simplicidade da receita da iguaria, que exige apenas um pouquinho de paciência para a cura na geladeira de casa. Estrela de séries como Ugly Delicious e The Mind of a Chef, do Netflix, David diz que a ideia do processo é concentrar o puro sabor do porco no corte, sem distrações, evitando um resultado exageradamente gorduroso.