viagem

Gastromar, o barco que é puro deleite em Paraty

Traineira-restaurante tem o maior charme com comida boa

Robert Halfoun
Curador



À mesa está um arroz com frutos do mar (feito como uma paella). Atrás de mim está o verde mar de Paraty e, acima dele, aquele sol dourado e morno de outono. É neste cenário que a Gisela Schmitt me conta como nasceu a Sem Pressa, a traineira charmosa onde ela cria experiências gastronômicas inesquecíveis.


Panquequinha de tapioca com prejereba curada na cachaça, picles de cebola roxa, conserva de rabanete da horta, creminho azedo e ovas de peixe

Sabe quando a gente passa por um lugar e tem a sensação que ele foi feito para você e que pode mudar a sua vida? Era isso o que a Gisela sentia toda vez que navegava pelas águas calmas da Baía de Angra dos Reis, na altura de Paraty. 


Sem Pressa: vieiras cruas e na brasa, bacon, vinagrete de manga, pepino e tumbergia (PANC com gosto de cogumelo) sobre iogurte cítrico (à dir.)

Cozinheira e publicitária, ela tinha um bufê em São Paulo (que atendia a chef Paola Carosella – “a minha grande mentora”), quando foi até a cidade histórica prestar uma consultoria para a também cozinheira e ex-top model Lauretta da Martinica. Estrela de desfiles de Yves Saint Laurent e Paco Rabanne, ela tinha acabado de comprar uma casa na região e desejava abrir um bistrô. “Ficamos muito amigas. Ela dava muitas festas, e começamos a fazer tudo juntas.”


Vinhos, champanhe, drinques, sucos... A Sem Pressa vai tranquilo pelas águas calmas da baía de Paraty. Pode beber que não enjoa

A gastronomia servida a bordo (e feita ali mesmo) é leve, criativa e absolutamente natural. Tanto que até a cerâmica dos pratos e travessas são puríssimas, sem produtos químicos na composição. “Prezamos pelo prazer de comer coisas boas e frescas. Nossa relação intensa com produtores locais de Cunha (cidade a uma hora de Paraty) nos garante o melhor à mesa. E em Paraty, temos o privilégio de poder combinar ingredientes caiçaras, de altitude e do mar. É a melhor posição geográfica para se estar.”

O deck da Sem Pressa para se largar sob o sol e se jogar na água depois. Os sucos e drinques servidos a bordo são igualmente refrescantes

Do mar para terra firme, o Gastromar é o restaurante e empório da Gisela, ali mesmo em Paraty, com a mesma cozinha da Sem Pressa. O clima praiano-elegante também é o mesmo e ainda há gostosuras para levar como pães rústicos, compotas e patês. Com um baldinho gelado e uma garrafa de espumante com acidez marcante (há vários maravilhosos produzidos no Brasil) mergulhada dentro dele, dá para passar a vida aqui.


 Tagliolini fresco com siri local e bottarga harmonizado com caju amigo, na varanda do Gastromar, em Paraty

Quando estou em Paraty é difícil evitar e repetir a visita. Até porque o carrinho do Gastromar (com queijos, vinhos e antepastos) que circula pelo centro histórico nos lembra que o paraíso é logo ali. Vai na minha que você vai na boa.


 Gastromar – Marina Porto Imperial, BR101 Km 578,5, Paraty – RJ.
 Para reservas na Sem Pressa, whatsApp.: (24) 9984-43788.