restaurantes

Pizza Canastra é a França em Copacabana

Charme de frente para o mar no calçadão da Atlântica, no Rio

Robert Halfoun
Curador

Outro dia eu publiquei no meu perfil do Instagram (@roberthalfoun): “Não, não é Paris. É o Leme e o mar está bem atrás de mim”.

 

Falava da Pizza Canastra, no bairro colado à Copa, um dos lugares mais fascinantes do Rio hoje. É fácil de explicar: primeiro pela surpresa. Embora esteja no calçadão da Atlântica, esqueça o estereótipo de bar com comida e bebida duvidosos, feito para atender turistas mal-informados. 

A casa aberta há poucos meses, é linda de morrer, com sotaque francês, realçado em peças como espelhos lindos, lustres idem e ideias charmosas por todo canto. 



Depois, e não menos importante, a comida e a bebida são de primeiríssima. Das mãos da pizzaiola Bruna saem redondas finíssimas com coberturas criativas, batizadas com homenagens alla italiana. 

A Giorgio Moroder (um dos gênios da música eletrônica) tem 5 queijos, incluindo muçarela defumada; a Cicciolina (épica atriz pornô e... deputada!) tem parma e champignon; a Sergio Leone (o diretor-criador do spaghetti western) tem creme de parmesão, ovo confit e pancetta artesanal, a Fellini (dispensa apresentações) tem presunto royal e alcachofra.


 

Em quase todas elas, há várias outras, o molho de tomates pelados da casa é realmente fresco, saboroso e tem personalidade. 



Eu comi a Dolce Vita, com creme de abóbora, muçarela defumada, champignon e linguiça fresca. A composição é suave, muito agradável, com a sacada de usar o embutido para levantar 



o gosto de tudo. Caiu superbem com o tinto Vieille Grange, 

um blend bem-sucedido de Cinsault, Grenache, Merlot e Syrah. Ele tem corpo médio, taninos vivos porém carinhosos e boca interessante, que vai bem além das frutas vermelhas. 

A Pizza Canastra conta, aliás, com uma cartinha simpática com cinco rótulos orgânicos franceses. É a própria rede, com outras lojas espalhadas pela cidade (Ipanema e Barra, por exemplo), que importa os vinhos. 

No final das contas, com tudo isso e ainda um serviço sorridente e atencioso (como o da Rovella, que estava começando na casa, e, com a maior graça, compartilhava as suas dúvidas com a freguesia), recomendo fortemente a sua visita. Há anos eu frequento o Canastra Bar, na rua Jangadeiros, em Ipanema (vivi, especialmente, um momento lindo ali). Agora, virei freguês daqui também. Com certeza, nos encontraremos. Vai na minha que você vai na boa. 

 

Pizza Canastra Leme – Av. Atlântica, 994. Tel.: (21) 3495-3688. Terça à domingo das 18h à meia-noite